É preciso esclarecer alguns pontos referentes ao Fundo de Publicidade para Redes de Franquias

FacebookLinkedIn
Fundo de Publicidade e Propaganda integrando todas as lojas da rede.

Fundo de Publicidade e Propaganda integrando todas as lojas da rede.

Quando falamos em algo que vai mexer no bolso do franqueado, o assunto é sempre delicado.

O Fundo de Publicidade tem como objetivo desenvolver e divulgar a marca perante os consumidores e potenciais consumidores.

Os valores arrecadados servem para custear gastos na produção, criação de anúncios, catálogos, logotipos, website, campanhas, lançamentos de produtos e coleções, material promocional, comunicação de liquidação e outros.

O Fundo de Publicidade é fundamental para o sistema de franquias, sendo assim, todos os franqueados devem contribuir.

Os valores arrecadados devem ser administrado pela franqueadora, porém é importante ressaltar que a verba do fundo não é uma receita da franqueadora e sim um recurso da rede de franqueados. O papel da franqueadora é simplesmente o de administrar esse dinheiro, aplicando em ações de publicidade e marketing em benefício da rede.

Os franqueados também podem – e devem – destinar uma verba própria para publicidade local. Assim, poderão fazer a veiculação de publicidade e promoções específicas para sua loja. Porém essas campanhas devem passar pela aprovação prévia do franqueador e não poderão ser utilizados recursos do Fundo de Publicidade.

Os valores da contribuição não se referem a valores já gastos e sim a criação de um fundo para utilização em ações de publicidade e propaganda, o que faz com que o valor depositado no Fundo de Publicidade não seja uma cobrança e sim uma contribuição, onde todas as lojas contribuem para que as verbas sejam aplicadas em benefício de toda a rede de lojas.

A prestação de contas deve ser feita pela franqueadora de seis em seis meses (pelo menos).

 

Esta entrada foi publicada em Publicações e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.